Hoje, ao visitar o website - excelente, diga-se de passagem - da Fundação Eça de Queirós, não pude deixar de ficar comovido pelo amor com que a mesma foi criada pelos respectivos herdeiros, trazendo nova vida a um grande espólio literário e artístico, fundamental para a história nacional e Europeia. No entanto fiquei com um sabor amargo na boca, porque uma figura como Fernando Pessoa - que sem desmérito para Eça, era mais profunda e rica - não tem uma verdadeira fundação em seu nome*, só uma Casa de Poesia, que por muito boas intenções que tem, anda moribunda de gestão em gestão, no frio de umas paredes que mostram já a sua idade e má conservação.Não merecia Pessoa uma fundação em seu nome, dedicada ao estudo dos temas que mais lhe interessavam e que aliás interessam à alma Portuguesa desde sempre e para o futuro? Eis o que eu viria como ideal: - Que os herdeiros deixassem de se aproveitar do nome de Pessoa para vender livros, fotografias ou aparecer em conferências e se convencessem que o melhor seria preservar agora a memória futura do seu ilustre ascendente.
- De que forma? Instituindo uma Fundação Fernando Pessoa, procurando fundos próprios nascidos do espólio (para onde foram os royalties de anos de parceria com a Assírio & Alvim?) bem como fundos estaduais do Ministério da Cultura e até da Ciência.
- Deviam sediá-la, não na Casa Fernando Pessoa, local na minha opinião pouco nobre e escuro, onde há memórias tristes da vida do poeta (o regresso da mãe doente e depois a morte até ao seu fim), mas sim no Largo de S. Carlos onde ele nasceu e onde teve o melhor período da sua vida, segundo palavras dele mesmo.
- Criava-se depois um website completo sobre a vida e obra de Pessoa, com acesso directo ao espólio digitalizado, bem como a obras sobre ele, estudos sobre os temas, etc... um verdadeiro portal com dimensão internacional.
Claro que podem ser vãos desejos, fracos vindos de uma opinião de quem não tem poder, mas desejos na mesma que aqui ficam veiculados, quem sabe com uma razão qualquer que ainda posso ignorar. Farei o que possa para os transformar em realidade, porque acredito na valia de um projecto assim para Portugal, mas dependerei do Destino para uma favorável conclusão.
Opiniões e comentários podem, como sempre, ser deixados no nosso email.
*existe já uma fundação chamada "fundação fernando pessoa", fundada pela Universidade Fernando Pessoa no Porto, mas que de Fundação Fernando Pessoa só tem mesmo o nome, pois não tem sede fora da Universidade e é usada para muitas coisas fora do âmbito do que eu imaginaria ser o de uma tal instituição.