segunda-feira, janeiro 07, 2008

Paulo Ribeiro prepara "Feminine"



A Companhia de Bailado Paulo Ribeiro prepara um novo espectáculo de dança, baseado na obra de Fernando Pessoa, mas desta vez focado no lado feminino.

Paulo Ribeiro, que lançou em 2007 "Masculine", chama agora de "Feminine" o que considera ser uma peça totalmente diferente da primeira, com quatro protagonistas femininas. A estreia espera-se para 10 e 11 de Julho na Culturgest em Lisboa, sendo que depois segue para Viseu - a cidade onde está sediada a Companhia.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Para quando uma Fundação Fernando Pessoa?

Hoje, ao visitar o website - excelente, diga-se de passagem - da Fundação Eça de Queirós, não pude deixar de ficar comovido pelo amor com que a mesma foi criada pelos respectivos herdeiros, trazendo nova vida a um grande espólio literário e artístico, fundamental para a história nacional e Europeia.

No entanto fiquei com um sabor amargo na boca, porque uma figura como Fernando Pessoa - que sem desmérito para Eça, era mais profunda e rica - não tem uma verdadeira fundação em seu nome*, só uma Casa de Poesia, que por muito boas intenções que tem, anda moribunda de gestão em gestão, no frio de umas paredes que mostram já a sua idade e má conservação.

Não merecia Pessoa uma fundação em seu nome, dedicada ao estudo dos temas que mais lhe interessavam e que aliás interessam à alma Portuguesa desde sempre e para o futuro?

Eis o que eu viria como ideal:

  • Que os herdeiros deixassem de se aproveitar do nome de Pessoa para vender livros, fotografias ou aparecer em conferências e se convencessem que o melhor seria preservar agora a memória futura do seu ilustre ascendente.
  • De que forma? Instituindo uma Fundação Fernando Pessoa, procurando fundos próprios nascidos do espólio (para onde foram os royalties de anos de parceria com a Assírio & Alvim?) bem como fundos estaduais do Ministério da Cultura e até da Ciência.
  • Deviam sediá-la, não na Casa Fernando Pessoa, local na minha opinião pouco nobre e escuro, onde há memórias tristes da vida do poeta (o regresso da mãe doente e depois a morte até ao seu fim), mas sim no Largo de S. Carlos onde ele nasceu e onde teve o melhor período da sua vida, segundo palavras dele mesmo.
  • Criava-se depois um website completo sobre a vida e obra de Pessoa, com acesso directo ao espólio digitalizado, bem como a obras sobre ele, estudos sobre os temas, etc... um verdadeiro portal com dimensão internacional.
Claro que podem ser vãos desejos, fracos vindos de uma opinião de quem não tem poder, mas desejos na mesma que aqui ficam veiculados, quem sabe com uma razão qualquer que ainda posso ignorar. Farei o que possa para os transformar em realidade, porque acredito na valia de um projecto assim para Portugal, mas dependerei do Destino para uma favorável conclusão.

Opiniões e comentários podem, como sempre, ser deixados no nosso email.

*existe já uma fundação chamada "fundação fernando pessoa", fundada pela Universidade Fernando Pessoa no Porto, mas que de Fundação Fernando Pessoa só tem mesmo o nome, pois não tem sede fora da Universidade e é usada para muitas coisas fora do âmbito do que eu imaginaria ser o de uma tal instituição.

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Fernando Pessoa no Carnaval do Rio de 2008



O Carnaval de 2008 no Rio de Janeiro será celebrado com o tema "Duzentos anos da corte real nos jardins da Família Imperial".


Entre as escolas de Sambas, a Império da Tijuca escolheu alguns dos versos de Fernando Pessoa, mais propriamente o poema "Mar Português", da Mensagem, para o seu enredo carnavalesco. Fica aqui o poema completo da Império, com desejos de sucesso:

Despontou no horizonte
Veio de longe toda família real
As águas do mar da saudade
São lágrimas de Portugal
O povo ao receber Dom João
Corteja, a euforia é geral
Se encanta com o luxo e a riqueza
No estandarte da alegria tem nobreza
A cidade se renova, majestosa evolução
A arte é semeada em nosso chão

Jardim de beleza, perfume e sabor
Um doce recanto, lugar sedutor
João semeou lindos florais
Na herança eternos palmeirais

Ao som de pássaros cantores
O sol revela todas as cores
No despertar da natureza
Cresce a raiz da liberdade
Com esplendor na primavera
As flores dão adeus à majestade
Sopra, o vento abre as portas
Exala o cheiro do jasmim
É assim, quando o encanto da paisagem
Chama os visitantes pro jardim

A imagem da história
"Rege a vitória" imperial
A corte deixou seu legado
Coroado no meu carnaval

terça-feira, dezembro 18, 2007

Tradução de Livro do Desassossego para Japonês ganha prémio



Kunihiko Takahashi, Professor na
Universidade de Takushoku foi o vencedor do prémio de tradução "Rodrigues" com o seu trabalho sobre "O Livro do Desassossego" de Bernardo Soares, um semi-heterónimo de Fernando Pessoa.


O Prémio Literário "Rodrigues, o Intérprete" foi instituído em 1990, com base num fundo doado pelo antigo intérprete da Embaixada de Portugal em Tóquio Jorge Midorikawa.

Foto: "Bernardo Soares" pelo escultor António Seco.

Noticia via RTP

segunda-feira, dezembro 17, 2007

"O essencial é saber ver"



Uma instalação urbana de André Quintino na praça Clóvis Beviláqua, Fortaleza, Brasil, com base num poema de Alberto Caeiro. Esteve exposta entre os dias 11 e 14 de Dezembro.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Esboços Pessoanos na Internet



Os desenhos minimalistas de José Jorge Soares juntaram-se aos poemas enganadoramente naif de Joaquim Evónio no que considero uma das mais singelas homenagens a Fernando Pessoa, e que tem por nome "Esboços Pessoanos".

Já na sua terceira edição este pequeno livro de desenhos/poemas surpreende pela sua simplicidade, mas nunca nos deixa indiferentes. Agora também disponível para consulta online, no novo blog do projecto que se pode visitar clicando aqui.


Uma visita mais do que aconselhada pelo Major.