sexta-feira, junho 08, 2012

«Uma Vida Sonhada» - Uma análise do "Livro do Desassossego"










Tenho o prazer de anunciar que o meu mais recente livro de análise já se encontra disponível para download gratuito no site. Trata-se de uma análise ao Livro do Desassossego intitulada Uma Vida Sonhada

Como poderão ter oportunidade de ver, ao longo dos anos tenho tentado agregar análises aos diferentes aspectos do "drama em gente", sobretudo com o objectivo de obter uma imagem de conjunto da Obra Pessoana, que julgo ainda falta. A missão é tão impossível como a de Pessoa e, a tempos, confesso que pensei diversas vezes em desistir dela. Mas, tal como ele, também a própria força para a completar me vai vindo de fontes que desconheço e outras mãos acabam (talvez) por escrevê-la.

Seja como for, Uma Vida Sonhada, representa o fim das análises por personalidade literária, depois das análises a Caeiro, Reis e Campos. Pelo meio (se bem que, em rigor, foi no início) passou uma análise à Mensagem. Resta agora somente o desafio que se coloca a todos os que escrevem sobre Pessoa: uma biografia. Já a comecei e espero terminá-la antes do fim do ano, se possível. 

O meu desejo, entretanto, é que possam achar utilidade nesta última publicação que, como habitualmente, é absolutamente gratuita e insisto mesmo que a partilhem com o máximo de interessados que acharem para ela.