sexta-feira, junho 01, 2012

"O Mendigo e Outros Contos" - Uma Apreciação Crítica









"O Mendigo e Outros Contos", edição a cargo de Ana Maria Freitas pela Assírio e Alvim (agora já parte do grupo Porto Editora), traz-nos uma colecção de contos de Pessoa que reúne material inédito e outro material nunca antes apresentado em língua Portuguesa (com apenas uma excepção, o conto "O Peregrino").

Ontem falámos de uma outra edição de contos de Pessoa e, colocando-a em confronto com esta da Assírio, é evidente qual prevalece. A edição da Assírio é muito mais cuidada, tanto ao nível do critério de edição - são escolhidos apenas contos ainda não conhecidos do público (doze), quer por estarem inéditos ou publicados fora de Portugal - e a apresentação dos textos é feita de forma mais científica, embora não se tratanto em rigor de uma edição crítica, como bem indica a editora.

Ana Maria Freita elabora uma excelente introdução explicando de maneira sucinta mas completa as raízes da vertente contista de Pessoa, elaborando mais em profundidade sobre determinados pormenores de grande interesse, como sejam os nomes de algumas personalidades literárias dedicadas aos contos e respectivo papel no todo da obra de Pessoa. A editora introduz também um termo que nos parece muito interessante: conto estático. Dá este nome aos contos intelectuais, em que Pessoa parte de um conceito e onde se desenrola uma teoria, sem acção - comparativamente com a falta de acção nos dramas estáticos para teatro de Pessoa. Três dos textos inéditos são contos estáticos: «O filatelista», «Num Bar de Londres» e «O Mendigo». 

Para qualquer Pessoano "O Mendigo e Outros Contos" é uma adição essencial para a sua biblioteca, compondo um espaço ainda vazio da obra Pessoana publicada. Embora os contos presentes nesta edição não sejam de valor extraordinário, eles ampliam a nossa visão de Pessoa contista e isso é uma mais valia evidente do volume. 

Esta edição pode ser adquirida aqui

Um agradecimento a Ana Maria Freitas pelo envio de um exemplar para análise.