segunda-feira, junho 25, 2012

"Assalto à Casa Fernando Pessoa" - Uma Apreciação Crítica
















Esta não vai ser uma crítica habitual. Desde logo porque é a primeira vez que criticamos um livro infantil/juvenil sobre Fernando Pessoa. Não é possível submeter uma obra deste género aos mesmos critérios apertados a que submetemos todos as outras obras que apreciamos neste blog, mas mesmo assim não queríamos deixar de a ler criticamente e ir mais além do que só apresentá-la sem mais. 

"Assalto à Casa Fernando Pessoa" faz parte de uma colecção - "O Diário do Micas" - que apresenta um grupo de jovens que atravessam as mais incríveis aventuras, sempre em cenários inspiradores Portugueses, alguns desses, museus. A aventura Pessoana inicia-se na Casa Fernando Pessoa, numa maratona de leitura do "Ano da morte de Ricardo Reis" e o texto, que começa algo lento, tenta introduzir alguns elementos biográficos de Pessoa antes de entrar na acção da aventura propriamente dita. 

Sem querer tirar o mistério ao livro, a acção decorre num assalto (aliás, nada se revela, porque isto está desde logo expresso no título) que acaba por correr menos bem. No meio de toda a confusão aparecerá uma senhora idosa que desvenda uma parte desconhecida da vida de Pessoa. Achei muito curioso que a autora tocasse neste assuno - aliás, um assunto que nem Cavalcanti, com a sua investigação minunciosa e demorada, consegui resolver: a identidade da loura de olhos azuis que Pessoa referia nas cartas a Ophélia...

Este livrinho com pouco mais de cem páginas lê-se com grande facilidade e, embora tenha aqui e ali alguma linguagem que eu consideraria demasiado complexa para o público-alvo, serve perfeitamente de introdução ligeira a Fernando Pessoa, sem revelar demasiado mas mesmo assim sendo capaz de aguçar a curiosidade de quem o leia e queria saber mais. Temos de dar os parabéns à autora por cair na facilidade possível do tema e tentar trazer alguma novidade, mesmo que quem leia o livro não tenha um conhecimento aprofundado do poeta. 

Este livro pode já ser adquirido aqui. 

Um agradecimento à Editora Planeta pelo envio de um exemplar para análise.