terça-feira, maio 29, 2012

"Os Mensageiros" - Uma Apreciação Crítica










Foi lançada recentemente mais uma antologia de Fernando Pessoa no mercado nacional, intitulada "Os Mensageiros". A novidade desta antologia é reunir alguns nomes de peso como Ruy de Carvalho, Dulces Pontes ou Joaquim de Almeida, que emprestam as suas vozes para cantar (e declamar) Pessoa. 

Devo dizer que, pessoalmente, não sou um apreciador deste estilo de antologia que tenta musicar, um pouco desorganizadamente, a obra de Pessoa. Há que realçar que o próprio Pessoa tinha uma noção muito exacta do que seriam poemas a serem musicados, tendo inclusivé planeado uma edição denominada precisamente "Cancioneiro". É por isso um pouco estranho ver poemas de Caeiro ou de Campos musicados, embora isso não seja, obviamente, um crime de lesa-majestade.

O livro inicia-se por uma interessante (embora um pouco despropositadamente complexa) introdução de Luís Filipe Sarmento intitulada "O neopaganismo de Fernando Pessoa". Embora se aplauda o tema, o mesmo pode ser demasiado estranho para a maior parte das pessoas que vão adquirir esta obra. 

Depois há a antologia propriamente dita, com poemas ortónimos, de Campos, Caeiro e Reis. Nada a apontar quanto às escolhas - que são sempre subjectivas. 

O livro termina com a porção de poemas que foram musicados. Posso pecar por exagero mas, ouvindo todas as faixas como ouvi, não me pareceu que o trabalho musical tenha sido especialmente original ou criativo, limitando-se muitas vezes a um acompanhamento simples ao piano. Aliás, o mesmo poderia ser dito de toda a edição, que não prima pela originalidade, mas que pode ser muito interessante para uma iniciação leve a Pessoa. 

No entanto há uma faixa que não podemos deixar de destacar: "O amor, quando se revela", cantado pela cantora de Jazz Ângela Maria. É-nos dito que a cantora faz a sua estreia neste CD que acompanha a antologia e, em nosso entender, faz uma excelente estreia, conseguindo a melhor faixa. Deixamos aqui precisamente esta faixa para que a possam ouvir:



Esta edição já está à venda, podendo ser adquirida aqui.

Um agradecimento à Seven Muses pelo envio de um exemplar para análise.