quarta-feira, maio 02, 2012

Doutoramentos Pessoanos


É com imenso prazer que divulgamos dois doutoramentos recentes de dois investigadores Pessoanos, os Doutores Cláudia Souza e Nuno Ribeiro.

A Cláudia defendeu a sua tese, intitulada "Ciências do Psiquismo Humano, Política e Criação Literária no espólio de Fernando Pessoa (1905-1914)" em Dezembro de 2011, no Brasil. A tese estuda a relação entre as leituras sobre as ciências do psiquismo, a política e a criação literária pessoana, distinguindo-se por exemplo de outras análises, nomeadamente as do Prof. Jerónimo Pizarro, que se focou principalmente no problema do génio e da loucura. 

O Nuno defendeu uma tese intitulada "Tradição e Pluralismo nos Escritos Filosóficos de Fernando Pessoa". A tese de Nuno Ribeiro focou-se numa reapreciação dos textos filosóficos de Pessoa que até agora não tinham sido alvo de especial atenção - trata-se de primeira recolha metódica dos mesmos, acompanhada de um estudo que os situa e enquadra no todo da obra Pessoana. 

Esperamos dentro em breve poder noticiar igualmente a publicação de ambas as teses, para que tenham maior alcance, nomeadamente fora do mundo académico. Relembramos também que se pretender divulgar o seu trabalho académico bastará apenas contactar-nos para o nosso email.