terça-feira, janeiro 10, 2012

"Mensagem" dita integralmente, no Porto




Nuno Meireles vai recitar integralmente "Mensagem", no próximo dia 2 dia 25 de Janeiro, pelas 21,30h, na Galeria Gesto (r. José Falcão, 107 - Porto), com organização da Livraria Poetria. Esta é uma primeira sessão, pois o autor espera que a inicitiva se possa espalhar por muitas outras.

Fica aqui o texto de divulgação oficial:

As palavras deste poema, publicadas em 1934, ainda fazem sentido e farão especial sentido agora, para nós. Porque entre muitas coisas são uma revisão (poética) e uma exortação (igualmente poética). Uma revisão do que fizemos e de como aqui chegámos e uma exortação a que façamos mais, sejamos mais, e no tempo em que vivemos. Seja conquistar o Mar, seja conquistar quem somos.

Este monólogo é também devedor do que diz o poema, pois, com a sua complexidade, os seus múltiplos ângulos e discursos, Mensagem é um Mar a dominar, é um texto intrincado de significados, de símbolos, de reviravoltas de síntaxe, de semântica, de descrições, de pessoas que falam, de orações, de magia e sobretudo de uma quase melancolia (talvez do nosso tempo, já não a grandiloquencia nem o grande orgulho nacional) de alguém que fala, só.

Que fala para outros, que são afinal todos Portugal.