quarta-feira, junho 22, 2011

Novidades das Jornadas «Modernismos e Modernistas»




As Jornadas "Modernismos e Modernistas" ocorreram nos dia 21 e 22 de Junho e lançaram para a mesa alguns dados novos sobre Fernando Pessoa. A grande novidade foi trazida pela Prof.a Teresa Rita Lopes, que comunicou aos presentes a descoberta de Rui Sena (já publicada aqui), dizendo que afinal a Empresa Íbis (tipografia que ele montou em 1909 com dinheiro da herança da avó), afinal ainda funcionou em pleno durante 3 meses, dando ao prelo edições de um jornal do Algarve chamado «O Povo Algarvio - Semanário Republicano Independente». Anteriormente pensava-se que a tipografia nunca tivesse realmente estado em operação. A publicação deste jornal ajuda - segundo T. Rita Lopes - a cimentar a visão de Pessoa enquanto Republicano, pois o jornal era Republicano e anti-clerical.

Outra novidade foi sobre o poema "Para além d'Outro Oceano", poema geralmente atribuido a Pessoa (com o sub-heterónimo C. Coelho). Afinal o dito Coelho Pacheco existia mesmo e não era um heterónimo Pessoano.

Nuno Ribeiro também apresentou uma relação de todos os papéis filosóficos de Pessoa. Esperamos que seja um primeiro sinal para uma edição completa dos mesmos - que há muito é esperada pelos Pessoanos.