quarta-feira, dezembro 01, 2010

Sobre uma polémica no II Congresso Internacional Fernando Pessoa

No passado dia 24 de Novembro, no segundo dia do Congresso, a Prof.a Maria do Céu Estibeira efectuou uma comunicação, que não tive infelizmente oportunidade de assistir devido a atrasos no Congresso, e que abordava o tema da marginalia Pessoana.

No dia 25 chegou-me a informação de uma polémica acerca da mesma comunicação. Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari fizeram circular, em fotocópias, no auditório uma declaração (ver link em baixo) em que acusavam a autora de "desonestidade intelectual", supostamente por ter decalcado conteúdos de um artigo de Ferrari publicado em 2009.

Como é meu costume, não pretendo tomar posições, apenas apresentar os factos que penso que sejam graves o suficiente para que se exponham as visões das duas partes envolvidas. Segundo a vontade expressa da Prof. Estibeira - com que tendo a concordar - não haverá lugar a respostas ou contra-respostas, ficando com os leitores interessados a própria conclusão relativamente a este assunto. Limito-me por isso a reproduzir dois documentos, a declaração de Pizarro/Ferrari (que vinha acompanhada de fotocópia integral do artigo, que, por razões óbvias não incluo mas que pode ser facilmente consultado pelos interessados) e a declaração de Estibeira.

Declaração Pizarro/Ferrari
Declaração Estibeira

Livro onde está o artigo de Ferrari