sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Novas edições Pessoanas na Ática



A Ática é uma editora emblemática no que toca à obra de Fernando Pessoa. Foi fundada em 1930, por Luiz de Montalvor, um dos poetas que pertencia ao movimento modernista e que era amigo de Pessoa. Esta editora foi responsável por editar a obra de Pessoa, em exclusivo, até 1942. E embora o trabalho da Ática fosse, em parte, impreciso, ainda hoje muitas edições de Pessoa se baseiam nesse esforço pioneiro.

Recentemente a editora foi adquirida e integrada no novo Grupo Editorial Babel, dirigido por Paulo Teixeira Pinto (ex-CEO do Millenium BCP). Teixeira Pinto parece ter um gosto particular pela obra de Pessoa e uma paixão assumida pelo modernismo - a edição "clonada" da Mensagem que editou recentemente prova isso mesmo.

É nesta linha que a Ática começou novamente a publicar Pessoa. E lançou dois títulos: "Carta a um Herói Estúpido" (com prefácio, estabelecimento do texto e notas de Jerónimo Pizarro) e "Mensagem" (com prefácio de David-Mourão Ferreira). Esperamos ter, em breve, oportunidade de os criticar, assim que eles nos chegarem.

Notícia via Sapo Notícias