quarta-feira, dezembro 02, 2009

75 anos da Mensagem - Reacções

Tive a oportunidade de assistir às comemorações dos 75 anos da Mensagem que ocorreram ontem na Biblioteca Nacional e pude mesmo filmar a maior parte do evento (embora apenas com o meu telemóvel), pelo que será possível disponibilizar aqui as imagens para quem não pôde assistir.

O evento no geral foi bem conseguido. Iniciou-se com uma apresentação breve pelos responsáveis, incluindo Jorge Couto (director da BN) que anunciou que a digitalização do espólio estará concluida até ao fim do ano e Paulo Teixeira Pinto (da Guimarães Editores) que apresentou a "Mensagem Clonada" (que criticaremos nos próximos dias no blog), ao que se seguiu uma apresentação de Eduardo Lourenço (que apresentou um texto édito seu sobre a Mensagem). O debate que se seguiu foi bem mais interessante, sobretudo porque Vasco Graça Moura é um conhecido "anti-pessoano" e esgrimiu bem os seus argumentos críticos em direcção à obra de Pessoa, o que deu azo a bons momentos.

Disponibilizo por enquanto os vídeos relativos à declamação de Luís Lucas (excelente) e à apresentação do Prof. Eduardo Lourenço. Prometo para breve o vídeo do debate. Mais fotos da exposição e do evento podem ser vistas na nossa página de fotos Flickr.