segunda-feira, novembro 09, 2009

Fernando Pessoa na Casa da Música em 2010



A Casa da Música, no Porto, vai ter - no ano de 2010 - duas performances que muito agradarão a todos os admiradores de Fernando Pessoa.

A primeira, intitulada "O Livro do Desasssosego", será dia 9 de Fevereiro:

"Numa colaboração da Casa da Música com a Capital Europeia da Cultura em 2009, a cidade austríaca de Linz, o Remix Ensemble apresenta O Livro do Desassossego, um espectáculo cénico com música e vídeo de Michel van der Aa com base no incontornável texto de Pessoa. Filmado com laivos do universo sonoro português nos bairros de Lisboa que Pessoa percorria, o vídeo coabita com as palavras do poeta português na voz do actor João Reis e com a música a que o Remix Ensemble dá forma. Um espectáculo imperdível que estreia em Portugal depois de subir aos palcos de Linz e do Concertgebow de Amesterdão".

A segunda, uma rara apresentação da obra "Search Songs" de Luís Tinoco, estará inserida na performance "Lisboa/Helsínquia, sendo apresentada no dia 8 de Maio:

"Anu Komsi fez a estreia nacional de Leino Songs, da Compositora em Residência Kaija Saariaho, na Casa da Música com a Orquestra da Rádio Finlandesa sob a direcção de Sakari Oramo, naquele que foi um dos momentos altos da temporada de 2008. Desta feita é a sua irmã gémea, a soprano finlandesa Piia Komsi, que canta este belíssimo ciclo de canções sobre poemas épicos do seu país e um ciclo sobre poemas de Fernando Pessoa da autoria de Luís Tinoco. Este é um fascinante programa com obras de compositores portugueses e finlandeses e inclui uma obra raramente apresentada de Sibelius marcada por elementos pictóricos que retratam a paisagem finlandesa ao nascer do dia".

Consultar mais pormenores na agenda de 2010 da Casa da Música (ficheiro PDF).