quarta-feira, novembro 25, 2009

Fernando Pessoa em filme de Manoel de Oliveira

São apenas cerca de 20 segundos, mas estas são, supostamente, as únicas imagens em filme de Fernando Pessoa, filmadas circa 1926 pelo cineasta Manoel de Oliveira, no Porto. Pessoa estaria em companhia de José Régio. Esta pequena porção de filme foi retirada do documentário "Porto da Minha Infância", de 2001. Cabe a Carmine Cassino, António Cardiello e Jerónimo Pizarro a "redescoberta" deste filme e a iniciativa de o promover online.




(c) Manoel de Oliveira (in "Porto da Minha Infância", 2001)

Cabe uma pequena observação "polémica" sobre este filme. Somos pessoalmente da opinião de que não será Pessoa - parece-nos demasiado alto e "desengonçado", sobretudo comparado com os filmes-slides que fizemos com as suas fotos em sequência. Mas estamos abertos à possibilidade de ser Pessoa e abertos aos seus comentários através do nosso email e da nossa página Facebook.

Update: o Miguel indicou (e bem) que o individuo no filme não usa óculos e que o Pessoa não estaria tão amigável perto de Régio (em Lisboa encontrou-se com ele, mas sob a máscara sempre agreste de Campos). Eu acrescento também a dúvida da bengala (será o sósia Inglês?). Além disso deve-se também indicar o facto de até hoje não existirem provas concretas de qualquer visita de Pessoa ao Porto (este filme seria a primeira evidência).

Update: Após email ao Centro de Estudos Régios, soubemos que José Régio media 1,52m e que de facto no passado Manoel de Oliveira disse não ter a certeza de se tratar realmente de Pessoa. Aqui podem ser consultados alguns frames tirados do filme: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, também disponíveis na nossa página Flickr.