quinta-feira, outubro 29, 2009

Inéditos de Pessoa publicados no Jornal i



Como noticiámos ontem, o Jornal i vai oferecer algumas obras de Pessoa nas suas edições de sexta-feira, até 31 de Dezembro. Mas sabemos agora que a homenagem a Pessoa vai mais longe, com a publicação de textos inéditos "desenterrados" pelo investigador Jerónimo Pizarro, ao longo de todas as semanas - 1 texto inédito por cada obra oferecida.

Temos naturalmente de louvar esta iniciativa do Jornal i, que assim não só ajuda na divulgação da obra Pessoana já conhecida, como da obra inédita que muitas das vezes apenas surge em jornais e publicações de crítica literária, com um público muito restrito.

O primeiro texto inédito saiu ontem e está disponível neste link. (Se tiverem dificuldade no download, o ficheiro PDF pode ser encontrado também aqui). Segundo Pizarro, "trata-se do diálogo entre um cristão e um católico e está encimado pela indicação «Fab. N. J.» («Fábulas para as Nações Jovens»), título de um conjunto de trechos tardios que Henrique Chaves revelou parcialmente em "Pessoa Inédito" (1993) e que Zetho Cunha Gonçalves reeditou em "Contos, Fábulas & outras ficções" (2008). Estas fábulas de carácter político - muito diferentes da única fábula que Pessoa publicou em vida, em 1915 - serão de cerca de 1932".

Agradecemos ao Prof. Pizarro a gentil colaboração, nomeadamente o envio do PDF original.