quinta-feira, novembro 13, 2008

Leilão Pessoa é hoje às 21h no CCB



É hoje às 21h, no CCB, o tão esperado "Leilão Pessoa", no qual estarão à venda, entre outras peças, uma das famosas arcas dos inéditos e o dossier Crowley-Pessoa. Espera-se uma grande afluência de bids, nacionais e internacionais. Aparentemente será grande o interesse Americano e Inglês no dossier (pelo que se fala, e que pode apenas ser uma maneira da leiloeira inflacionar os preços).

Entretanto é interessante notar a reacção da imprensa, que apenas nos últimos dias pegou no assunto. Hoje passou em várias rádios (incluindo as menos dadas a notícias culturais), e conseguimos encontrar diversos artigos nas edições online dos principais orgãos de informação:

"Estado tem 8 dias...", no Diário de Notícias
"Inês Pedrosa vai tentar...", no Público
"Estado corre pelos papéis de Pessoa", no Correio da Manhã
"Documentos vão a leilão", na Rádio Renascença

Ficamos também a saber que Inês Pedrosa, em nome da Casa Fernando Pessoa, vai impugnar a venda de uma das peças, a contracapa do livro «As doutrinas anarquistas», de Paul Ezerbacher, que contém anotações em Inglês feitas por Pessoa.

Quem quiser pode acompanhar o leilão online, em www.p4liveauctions.com. Os mais corajosos (e com posses suficientes) podem mesmo arriscar a compra de alguma (ou de várias) peças. Claro que a nossa esperança é que depois doem as mesmas à BN.

Traremos as mais recentes notícias assim que possível, mas sempre depois das 21h de hoje, hora do leilão.


Update: o Público noticia que o Ministério da Cultura não irá dispor de verbas suficientes para adquirir todas as peças em leilão, tendo de se focar nas mais importantes. Para esta escolha, o ministro terá consultado diversos especialistas. Apostamos na compra do dossier Crowley-Pessoa e mais alguns documentos. A arca certamente será vendida a um particular.